segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Gravidez x Trabalho


Levei um susto quando um dia reencontrei algumas amigas das quais não via há algum tempo. Muitas delas estavam grávidas ou já tinham tido filho. Admito que me senti um pouco antiquada, como se fosse uma mãe dando lição de moral nos filhos. Não que eu seja contra, mas acredito que atualmente deveria ser diferente.

Lembrei que tínhamos estudado juntas, crescido juntas, tivemos praticamente a mesma educação e as mesmas informações. E por que disso acontecer com algumas e outras não? Será coincidência, acidente, será destino?

Olhando o passado, e pelas histórias que nossas avós e mães contavam, era comum se casar e ter filhos quando as mulheres eram ainda jovens.Costumavam dizer que era porque não existia televisão. Mas e hoje?Temos condições e acesso à informações a todo o momento, temos televisões até 3D, temos tecnologia!

Hoje a disputa no mercado de trabalho é acirrada, rápida e competitiva, e as empresas procuram pessoas que possuam competências similares à essa “rapidez”, que sejam dinâmicas, pró-ativas, que acompanhem o ritmo acelerado e as mudanças e que vistam a camisa da empresa.


Estar grávida implica em muitos fatores. Para as empresas, implica em fatores principalmente financeiros, pois a mulher tem direito ao registro, ao plano de saúde, à licença maternidade e ainda na contratação de pessoa para substituí-la durante seu afastamento.
O maior anseio talvez seja você se afastar durante quatro ou cinco meses, e quando voltar às atividades, você não ter mais espaço na empresa ou no departamento, pois o seu substituto se destacou. Isso pode até gerar uma demissão quando a estabilidade acabar.



Implica também em você deixar para segundo plano algumas de suas metas, objetivos. Abrir mão temporária ou definitivamente de alguns planos, da sua formação, do foco somente no trabalho.

Filho é maravilhoso, é com certeza uma bênção. Mas até que ponto estamos dispostas á deixar para depois a faculdade, os cursos, o trabalho, as metas e objetivos profissionais. Ainda mais atualmente onde é preciso muito conhecimento, muito foco, muita luta e muita força de vontade para conquistar nossos sonhos e objetivos?


Queremos sua opinião, participe do nosso debate!!

6 comentários:

  1. Realmente acho que nos dias de hoje, o foco deveria ser a nossa formação e nosso futuro profissional. A vida está muito dificil, tudo muito caro, tudo muito perigoso, concorrência, trabalho muitas vezes dificil de encontrar, disputa entre os colegas, entre muitos fatores e obstaculos...
    Eu com certeza quero ter filhos somente quando tiver uma profissão e ter uma vida equilibada, estável, e que eu possa dar do bom e do melhor para meus filhos!! E claro, que eu possa ter carro e empregada, pois faz uma GRANDE diferença!!! rs.........

    ResponderExcluir
  2. Acho que o maior desafio de vc ter um filho e buscar uma carreira paralelamente, é o aumento da responsabilidade e a dependência, que torna-se inevitável.
    Você acaba precisando contar com os outros para olhar o seu filho enquanto você está trabalhando... e ainda querer estudar, é mais complicado!
    Hoje meu filho tem 6 anos e eu estou conquistando alguns objetivos. Tenho um emprego na minha área, meu carro junto com meu namorado, meu último semestre na faculdade... mas só eu sei quantos momentos tive que estar distante, ausente, quando na verdade eu gostaria de estar mais perto dele.
    Ter filho é realmente maravilhoso. O meu é a razão da minha vida... mas ter cedo traz consequências e o próximo, será bem planejado! =D

    ResponderExcluir
  3. É preciso ser muito forte, dedicada e esforçada para conciliar os dois, vc merece pabarens pela luta e pela dedicação ao filho e ao mesmo tempo a casa, ao namorado, aos estudos e ao trabalho... acho que são poucas conseguem isso, parabens Cá!

    ResponderExcluir
  4. Mary muito boa a matéria..
    Eu assim como você me espanto a cada vez que entro no orkut e vejo uma foto nova de criança...
    Grande parte das minhas amigas ou teve filho, ou casou..!
    As vezes me sinto com a vida e os objetivos tão diferentes dos delas... pois nem todas são como a Cá que deram continuidade em seus planos profissionias e para o futuro mesmo com as dificuldades. Muitas simplesmente desistiram, mesmo com todo o apoio da familia, simplesmente desistem e vivem as custas de um salariozinho ruim, tentando sustentar os filhos.
    Claro que nem todas tem esse apoio todo e ajuda, mas quem tem não deveria desperdiçar, pois afinal apartir do momento que você tem filho, você não esta mais cuidando só do seu futuro esta cuidando do dele também.
    Por isso meninas, vençam as dificuldades e batalhem pelo futuro dos filhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas.. demorei mas cheguei... enfim, eu, como mãe², apoio tudo o que a mamãe Camilla disse... e mais, posso garantir que qto maior o número de filhos, maior a dificuldade!! rs Pq vc adia tudo duas vezes (ou mais!!)...
    E mais do que o aumento da responsabilidade e da dependência, acho que o mais difícil mesmo, é porque além de tudo o que é necessário conciliar, tem tbm a ATENÇÃO que eles exigem... o que faz com que sobre (as vezes nem sobra!!) muito pouco tempo pra vc mesma!! Além do fato de que, obvio, o que dificulta mais ainda, são os fatores que estão envolvidos nisso, principalmente a ausencia do pai (aço!!)e a falta de recursos, qdo este tbm não presta nem pra isso!!!(rs) Dificil, é quando a mulher precisa se preocupar não só em ser mãe, cuidar e amar os filhos, mas além disso se preocupar com a educação, com o psicológico diante das situações, com o sustento, com a casa, com as contas, etc... Enfim, conciliar tabalho, filhos, casa, etc, não é NADA fácil mesmo, e dificulta mesmo, qdo a responsabilidade que deveria ser dividida entre dois, acaba sendo só de um (mulher, OBVIO!!)... e esse TRABALHO todo requer MUITA, mas mtaaa PACIENCIA mesmo!! Acho que esse é o grande segredo!! Sem paciência, não se sobra tempo para o amor... e poder curtir com calma, prazer e amor, cada segundo do lado dos filhos, é o mais gratificante!!

    Ps: Filhotes, eu amo vcs!!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Ps.: Sobrinhos, eu amo vcs!!!!;)
    rs

    ResponderExcluir