terça-feira, 31 de agosto de 2010

Elogiar, por que não?

Fila longa, cobrança indevida, demora no atendimento, problemas com prazo de entrega. Tudo isso parece muito familiar, não? E aí, só o que resta é reclamar. Liga no SAC, na Ouvidoria, manda e-mail, colabora em fóruns, cria comunidades e faz até sinal de fumaça se for preciso, mas a reclamação é registrada.

E quando acontece o contrário, você elogia?

Não me refiro apenas àqueles casos em que você é surpreendido. Que o resultado final ou mesmo o decorrer do processo supera suas expectativas. Estes também. Mas no geral, quero destacar àquele contato em que há um relacionamento. Afinal, o prestador, o atendente, o consultor, o fornecedor pode executar de forma exemplar seu trabalho sem se relacionar, sem interagir. Apenas seguir o script e oferecer uma solução. E aí, ele não está fazendo nada mais que seu trabalho.

Mas, e quando há um “q” a mais? A pessoa, além de executar seu trabalho de forma exemplar, se envolve, mesmo que de forma mínima. Para mim, nesses dois casos, até mesmo quando a pessoa está fazendo somente aquilo que lhe foi designado, merecem reconhecimento. Afinal, isso é raro ultimamente.

Então, ao invés de ficar contente e satisfeito e disseminar somente através do boca a boca, registre! Aja da mesma forma como você agiria se fosse criticar. Procure o canal correto, pegue o nome completo, o protocolo do atendimento. E não deixe passar!

Afinal, quantas reclamações você fez nessa semana? Nesse mês? Nos últimos seis meses? E agora conte, quantos elogios?

4 comentários:

  1. sem querer me gabar, mas sempre elogio quando o atendimento é bom, principalmente em restaurantes qdo sou bem atendida, não dou caixinha mas dou parabens!!! rs
    não sei pq, mas as pessoas tem mta dificuldade em elogiar, e muita facilidade em criticar, uma pena!!

    ResponderExcluir
  2. Bom eu me encaixo no time das reclamadoras... e confesso que não agradeço um terço do que xingo.
    Mas claro é mais fácil reclamar quando esta ruim do que elogiar quando esta bom.
    Mas se formos pensar isso não acontece só com as pessoas que atendem ao público...pense quantas reclamções e quantos elogios você já recebeu do seu chefe, da sua mãe, de um amigo, do namorado.
    Todos nós temos essa péssima mania de olhar quando esta ruim e calar quando esta bom... mas engraçado que quando é com a gente a gente cobra as pessoas né.

    ResponderExcluir
  3. principalmente chefe...é mais facil criticar e reclamar do que elogiar... tem uns ainda que querem levar o merito em cima de você! um absurdo, mas acontece muito!
    é raro acontecer como com você, Nayara e como a Lika que foram elogiadas pelos seus chefes pelos seus trabalhos, infelizmente. Por que se todos tivesse consciencia que elogiar é motivador, os resultados seriam mais satisfatórios tanto para a empresa quanto ao empregado!

    ResponderExcluir
  4. Bom tbm recebo mtos elogios no trabalho e fico mais motivada, claro.
    Reclamo mto nos SAC`s tbm. Se for preciso faço elogio, mas o problema é que os atendentes são sempre tão mecânicos que não dão a atenção devida!

    ResponderExcluir